Hoje em dia vivemos um cenário onde estamos cercados por luzes artificiais antes de dormir, Esse espectro artificial emitido por leds, telas e até mesmos computadores está acabando com o seu sono, desregulando o seu ciclo cicardiano.
Dentro de nosso corpo possuímos um relógio interno conhecido como hipotálamo, esta glândula a responsável pelo controle da melatonina, hormônio do sono. Quando nossos olhos captam luz azul a mesma do sol o hipotálamo interpreta que ainda é dia, inibindo a melatonina e nos mantendo alertas. Isso explica os problemas modernos relacionados a insônia.
REFERÊNCIAS MENESES, Murilo S.. Neuroanatomia aplicada. 3. ed
Por que nossas luminárias possuem o espectro ideal para o sono?
Durante a maior parte da história da humanidade, após o pôr do sol, nossa única fonte de luz foi o fogo . Por milhares de anos, essa luz quente, suave e alaranjada. Ela não apenas iluminava nossos lares, mas também sinalizava ao nosso cérebro que era hora de desacelerar, descansar, preparar-se para dormir.
Nosso corpo evoluiu em harmonia com esse tipo de iluminação. E é exatamente essa conexão que buscamos resgatar com nossas luminárias, ciente disso juntando ciência e sabedoria ancestral criamos essa luminária:
Benefícios de um ciclo cicardiano alinhado
Estudos relacionados:
Estudo: Sasseville et al., 2006 Applied Ergonomics
Pessoas que usaram óculos laranja (bloqueadores de azul) à noite mostraram melhora significativa na qualidade do sono e no humor.
Estudo: Artificial Light at Night: Risks and Solutions (2020)
A luz do fogo tem uma temperatura de cor abaixo de 2000K. Isso é biologicamente semelhante ao pôr do sol o sinal ancestral que induz o corpo ao repouso.