Vivemos cercados por telas, LEDs, lâmpadas frias e dispositivos eletrônicos que emitem o chamado espectro de luz azul artificial. Essa luz, embora invisível a olho nu como azul , atua diretamente sobre o nosso cérebro e pode ser um dos grandes responsáveis pelos crescentes casos de insônia, ansiedade noturna e distúrbios do sono.
Por que a luz azul afeta tanto nosso sono?
Tudo começa nos olhos. Quando a luz azul entra pela retina, ela ativa células fotossensíveis que enviam sinais por fibras nervosas até o núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo a região do cérebro responsável por controlar o relógio biológico, ou seja, o nosso ritmo circadiano.
Acontece que a luz azul artificial possui um espectro muito semelhante ao da luz solar do meio-dia. E por isso, o cérebro interpreta esse estímulo como se ainda fosse pleno dia mesmo que seja à noite. O resultado?
O hipotálamo inibe ou retarda a produção de melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono. Isso desregula nosso relógio interno, fazendo com que o corpo permaneça em estado de alerta, dificultando o sono profundo e restaurador.
A luz do fogo: o espectro que respeita seu sono
A luz do fogo: o espectro que respeita seu sono
O fogo emite uma luz quente e suave, composta principalmente por tons vermelhos, alaranjados e dourados, que pertencem ao espectro de baixa energia. Diferente da luz azul, a luz do fogo não ativa os fotorreceptores responsáveis por inibir a melatonina, o hormônio do sono.
Pelo contrário: esse tipo de luz tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso e favorece a produção natural de melatonina, ajudando o corpo a entrar no estado de repouso profundo. Por milhares de anos, o ser humano usou tochas, velas e fogueiras como iluminação noturna e nosso cérebro ainda responde positivamente a esse padrão de luz.
Nossa marca foi criada de acordo com esse principio: luz semelhante ao fogo, para respeitar o seu sono e seu ciclo biológico.
Como nossas luminárias e óculos ajudam?
Na Luz do Fogo, entendemos que não se trata apenas de luz bonita mas de saúde e bem-estar.
Nossas luminárias emitem luz quente filtrada, pensada para ser usada à noite sem interferir no seu sono. Você pode relaxar, ler ou até mesmo trabalhar com uma luz que respeita seu corpo.
Já nossos óculos com filtro laranja bloqueiam seletivamente a luz azul vinda de telas e lâmpadas convencionais. Isso permite que você use seu celular, TV ou computador, mas sem que a luz prejudique sua produção natural de melatonina.
Ou seja, mesmo em ambientes comuns com luzes artificiais e eletrônicos você pode proteger sua mente e seu corpo com ferramentas simples, acessíveis e cientificamente embasadas.
Base científica:
BEAR, Mark F.; PARADISO, Michael A.; CONNORS, Barry W. Neurociências: desvendando o sistema nervoso.
MENESES, Murilo S. Neuroanatomia aplicada, 3ª ed.